Notícias

28/11/2023
Estudo do DIEESE mostra importância da manutenção da alíquota em 20% do ICMS
Compartilhe

O DIEESE preparou estudo sobre ICMS do Estado do RN e o reflexo da política tributária que elevou a alíquota de 18% para 20% em abril de 2023, nas contas do Estado, especialmente na receita líquida com estimativa para os meses de novembro e dezembro.

O SINSP conversou com o diretor técnico do DIEESE no RN, José Ediran Teixeira, que também assinou o estudo lançado nesta terça-feira (28).

“Ele comenta sobre o aumento da arrecadação em decorrência do aumento dessa alíquota, né, e fala também que os efeitos maléficos dela já aconteceram durante o ano, que foi alteração em alguns preços e o repasse disso para a sociedade, que já tem isso figurando nos preços e isso quer aumentar essa arrecadação”, disse José Ediran Teixeira.

No estudo fica claro que se a alíquota voltar aos 18% a arrecadação do Estado vai cair bastante, gerando dificuldade em cumprir com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF):

“caso a alíquota do ICMS volte ao patamar de 18% a partir de janeiro de 2024, haverá perda de arrecadação de suas metas fiscais de redução de LRF em 2024, gerando frustração de receita. aproximadamente 7,86% ou R$ 675,01 milhões, dificultando que o Estado cumpra”, apresenta o DIEESE.

Outro fator importante, de acordo com o estudo do DIEESE, é que não haverá efeitos nocivos a população já que a alíquota modal de 20% é praticada desde o primeiro semestre no RN:

“Ainda sobre a alíquota de 20% em vigor, a mesma já repercutiu nos preços desde a sua implantação e não há mais nenhum efeito nocivo sobre o consumo além do que já se realizou desde a sua implantação em abril de 2023”, mostra o estudo.

 

Veja o estudo completo: ESTUDO ICMS 2023

 

Veja mais informações:

SINSP reitera apoio a manutenção do ICMS em 20%; Governo tem que desenvolver política de valorização dos servidores com menores salários

SINSP apoia manutenção de ICMS em 20%, mas governo tem que construir uma política de valorização dos servidores com menores salários


Últimas Notícias